domingo, 5 de Maio de 2024  01:28
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cataplana de Mariscos

Cataplana de Mariscos

Ponha as amêijoas de molho em água e sal. Mude a água várias vezes até as amêijoas largarem toda a areia. Escove, raspe ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-07-2014

Plano de Mobilidade 'desenvolvido para beneficiar as populações e a economia. Ligações ferroviárias são determinantes'.


No âmbito da cerimónia de apresentação do Plano Intermunicipal de Transportes da Região de Aveiro, realizada ontem na sede da CIRA, ...

No âmbito da cerimónia de apresentação do Plano Intermunicipal de Transportes da Região de Aveiro, realizada ontem na sede da CIRA, Ribau Esteves, Presidente da 'Comunidade', aproveitou a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas e Transportes, Sérgio Monteiro, para abordar a importância económica e social da modernização da ligação ferroviária entre Aveiro e Águeda. "É muito importante para a economia da região".

A Linha do Vouga "é muito importante para nós", vincou.

O Plano de Mobilidade "destaca esse projecto porque a ligação para norte está perdida. Perdeu clientes, não faz sentido. Não é opção para nós. Queremos qualificar o eixo ferroviário entre Aveiro e Águeda devido à sua dimensão urbana, devido ao Centro Hospitalar do Baixo Vouga e aos pólos da Universidade de Aveiro", sublinhando "interesses sociais, industriais e económicos".

"É fundamental que a importância da 'linha' cresça para melhorar a competitividade das nossas empresas. Temos de capacitar os nossos territórios e potenciar o trabalhos das empresas do Centro e Norte, que são responsáveis por mais de 70 por cento das nossas exportações", disse.

Na resposta, Sérgio Monteiro elogiou o "esforço comum" para manter activa e com qualidade a Linha do Vouga. "O Governo teve a humildade de reverter a decisão que estava tomada do encerramento substancial da 'linha'. A decisão era contestável. Foi possível salvar o serviço e reforçá-lo em termos de qualidade. A decisão encheu-me de alegria porque todos saem beneficiados", referiu.

Ribau Esteves destacou ainda, no seu discurso, a "necessidade para a economia local e nacional", de se privilegiar a ligação ferroviária de alta velocidade Aveiro-Salamanca. Sérgio Monteiro sublinhou que "é preciso estudar e escolher a melhor solução técnica. Não sei a decisão que será tomada. Para mim é indiferente, por custos idênticos, escolher esta ou outra opção, veremos", concluiu.

O Plano de Mobilidade reúne muitos projectos que "serão, agora, desenvolvidos, no terreno".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®